Atualizado 01/11/2018

64ª Feira do Livro de Porto Alegre começa nesta quinta

Evento literário ocorre até 18 de novembro na Praça da Alfândega.

A literatura ganha o Centro da Capital a partir desta quinta, quando inicia a 64ª Feira do Livro de Porto Alegre. Com o slogan "Livro Livre, um mundo na praça", esta edição propõe uma retomada da Praça da Alfândega, espaço que abrigará o tradicional evento literário até o dia 18 de novembro.

 

Se em junho houve um polêmica envolvendo uma cobrança da prefeitura de R$ 180 mil para que a Câmara Rio-Grandense do Livro utilizasse a Praça da Alfândega, hoje, com o Termo de Autorização assinado e sem a cobrança do valor, a estrutura passa pelos últimos ajustes. Ao todo, são mais de 9 mil m² de área total e 6 mil m² de área coberta, contemplando 104 bancas de livros, sendo 85 na Área Geral, 13 na Área Infantil e seis na Área Internacional. Já a programação cultural terá mais de 800 atividades gratuitas, entre oficinas, mesas de debate, palestras e espetáculos teatrais. Também estão previstas mais de 650 sessões de autógrafos.

 

Entre os principais eixos da programação está a abordagem do protagonismo, da diversidade e da representatividade feminina na literatura, com a participação de autoras como Scholastique Mukasonga, da Ruanda; Paula Anacaona, da França; Marta Breen e Jenny Jordahl, ambas da Noruega. Outro eixo vai dedicar-se à política, História, neoliberalismo, cidadania e meio ambiente, reunindo autores como Alcy Cheuíche, Rafael Guimaraens, André Marenco, Juremir Machado da Silva e Dulce Helfer.

 

A programação da Feira do Livro terá atividades nos seguintes locais da Capital: Clube do Comércio, Memorial do Rio Grande do Sul, Teatro Carlos Urbim, QG dos Pitocos, Centro Cultural CEEE Erico Verissimo, Auditório da Livraria Paulinas, Auditório da Inspetoria da Receita Federal, Theatro São Pedro, Espaço do Conhecimento Petrobras, Biblioteca Pública do Estado e Teatro Dante Barone da Assembleia Legislativa do Rio Grande Sul. 

 

Na Praça da Alfândega, a Área Infantil funcionará das 9h30min às 20h30min. Já as áreas Geral e Internacional ficarão abertas das 12h30min às 20h30min em dias úteis, domingos e feriados; aos sábados, o horário será das 10h às 20h30min.

Fonte: CP
© Copyright 2017 - Rede Nossa Rádio, Todos os direitos reservados Desenvolvido por HZ Soluções