Atualizado 28/03/2019

UPA comemora seis meses de funcionamento

Segundo números da Secretaria da Saúde, a Unidade de Pronto Atendimento (UPA) já atendeu mais de 10 mil pessoas no período

SA
SA

O dia 25 março marcou os seis meses de atividades da Unidade de Pronto Atendimento (UPA) de Santo Ângelo, atendendo no período mais de dez mil pessoas, segundo números divulgados pela Secretaria Municipal de Saúde. Inaugurada em 25 de setembro de 2018, a UPA atende casos intermediários entre a rede de atenção básica (unidades de saúde) e a média e alta complexidade (Hospital Santo Ângelo). “A UPA garante agilidade no atendimento e o tempo é fundamental em se tratando da saúde, a demora pode levar ao óbito ou deixar sequelas no paciente. Esta é uma das funções da unidade, intermediar situações entre a atenção básica e a complexidade hospitalar”, declarou o secretário municipal de Saúde, Luis Carlos Cavalheiro.

Cavalheiro salientou que a UPA atende somente casos considerados de urgência médica e ambulatorial. Para outras situações, a Unidade de Pronto Atendimento deve ser procurada somente após o horário de funcionamento dos 16 postos de saúde dos bairros da cidade.

A UPA está instalada na Rua Antão Assis Brasil, 480, em anexo ao Centro Social Urbanos do Bairro Pippi, a funciona das 7 às 22 horas de segunda a sexta-feira, e das 7 às 19 horas, aos feriados e fins de semana.

O prefeito Jacques Barbosa e o secretário Cavalheiro estão empenhados em garantir o atendimento 24 horas na unidade, trabalhando na articulação junto ao Ministério da Saúde para a vistoria técnica, habilitação e repasse de recursos para o funcionamento em horário integral. Atualmente o custo de manutenção da unidade gira em torno de R$ 150 mil mensais, recursos do orçamento do município.

O chefe do Executivo destaca que o funcionamento da UPA é uma ação de governo que marca um novo tempo para a saúde em Santo Ângelo e um ato de coragem da sua gestão. “Mesmo diante da escassez de recursos e da incerteza dos repasses legais e de obrigação do Estado e da União, buscamos respaldo na austeridade, no controle dos gastos públicos, e no respeito ao cidadão para abrir as portas e colocar a Unidade de Pronto Atendimento à disposição da família que busca socorro na rede pública”, assinalou Jacques.

QUALIFICAÇÃO

Na terça-feira, 26, a UPA antecipou o horário de encerramento das atividades para que os servidores da unidade participassem de curso de qualificação sobre atendimentos de urgência, ministrado pela equipe de profissionais que atuam no SAMU de Santo Ângelo.

Fotos: Divulgação

© Copyright 2017 - Rede Nossa Rádio, Todos os direitos reservados Desenvolvido por HZ Soluções